logomarca

CGU divulga a realização de Concurso de Desenho e Redação Edição 2015

Mon Mar 16 17:00:00 BRT 2015 - Fonte: Controladoria Geral da União

 

 

REGULAMENTO DO CONCURSO

 

 SITE DA 7ª EDIÇÃO DO CONCURSO


 

Em 2015, a Controladoria-Geral da União (CGU) realiza a 7ª edição do Concurso de Desenho e Redação. Com o tema “Pequenas Corrupções – Diga não”, o objetivo da iniciativa é despertar nos estudantes o interesse por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à cidadania, por meio do incentivo à reflexão e ao debate desses temas nos ambientes educacionais. A publicação do edital está prevista ainda para este mês de março.

Na categoria “Desenho”, poderão participar alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Na categoria “Redação”, poderão participar alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, incluindo alunos matriculados na modalidade jovens e adultos (EJA). O concurso é voltado a estudantes de escolas públicas e privadas do país.

Neste ano, a ideia do tema veio da campanha “Pequenas Corrupções – Diga Não”, lançada nas redes sociais da CGU, em 2014, com o objetivo de conscientizar os cidadãos para a necessidade de combater atitudes antiéticas – ou até mesmo ilegais –, que costumam ser culturalmente aceitas e ter a gravidade ignorada ou minimizada.
 


 

Trabalhos Premiados

Na última edição do Concurso de Desenho e Redação, cujo tema foi “Acesso à Informação: Um Direito de Todos”, os primeiros colocados de cada categoria receberam certificado de premiação e um netbook; os segundos colocados, certificado e um tablet; e os terceiros, certificado e um smartphone. Os professores dos primeiros colocados ganharam um leitor de livro digital (e-Reader). No total, participaram do concurso cerca de 200 mil pessoas.

Em 2014, o envolvimento de alunos, professores, diretores e comunidade foi impressionante! O tema do acesso a informação mobilizou cerca de 196 mil alunos e 7 mil professores, em 594 municípios de todo o país. Os participantes produziram desenhos e redações criativas e as escolas desenvolveram planos de ação que mobilizaram toda a comunidade.

Confira o caderno com os trabalhos premiados do 6º Concurso.

 

 

 


 Publicado em 16 de março de 2015