Governo de Minas promove Maratona Hacker sobre Dados Governamentais

Thu Oct 03 08:00:00 BRT 2013 - Fonte: Agência Minas

O 1º Hackathon do Governo de Minas Gerais começou.

Pela primeira vez o Estado disponibiliza os seus dados governamentais para hackers, programadores, designers, jornalistas, enfim, pessoas criativas e engajadas para criarem colaborativamente soluções tecnológicas a partir de dados publicados no Portal da Transparência do Estado de Minas Gerais: arrecadação estadual, gastos com a folha de pagamento e com os programas de governo, dívida pública e o repasse do estado para os municípios.

Será uma maratona de dois dias em que as equipes irão propor alternativas para que os dados sejam disponibilizados com transparência e acessibilidade, de forma que qualquer cidadão compreenda cada um dos números.

As inscrições para o evento estão abertas a partir do dia 27 de setembro até o dia 7 de outubro, às 16h. Podem se inscrever cidadãos a partir de 18 anos, individualmente ou em equipes que tenham até cinco integrantes.Os selecionados serão divulgados no dia 10 de outubro no site no Movimento Minas.

O 1º Hackathon do Governo de Minas Gerais acontece nos dias 19 e 20 de outubro, no Plug Minas, em Belo Horizonte.

O evento foi idealizado a partir de uma pesquisa com o público-alvo em agosto para entender quais seriam suas expectativas e pontos essenciais de um hackathon. Entre os dias 20 a 30 de agosto, 250 pessoas responderam o questionário, e a partir das respostas o evento foi planejado.

Três equipes terão os seus trabalhos divulgados no site do Movimento Minas e serão convidadas para apresentarem as suas soluções em novembro, na Semana Global do Empreendedorismo, em Belo Horizonte.

A maratona é realizada pelo Movimento Minas em parceria com a Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais e apoio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais (Fapemig) e Plug Minas.

Movimento Minas

O Movimento Minas é um projeto criado em 2011 que busca engajar cidadãos e organizações no desenho colaborativo de soluções para desafios coletivos no estado de Minas Gerais. Usando uma plataforma virtual e encontros presenciais, o Movimento objetiva aumentar a interação entre Estado e sociedade, baseado em desafios abertos.

Links importantes:

Acesse aqui o regulamento
Faça a sua inscrição
Acompanhe todas as notícias pelo Facebook

Programação:

Serviço: 1º Hackathon do Governo de Minas Gerais