Capacitação de Educadores em Pirapora marcou as ações de Educação Fiscal na SRF Montes Claros

Thu Jul 11 10:00:00 BRT 2013 - Fonte: Secretaria de Estado de Fazenda

As unidades da Superintendência Regional da Fazenda  Montes Claros promoveram, de abril a junho de 2013, diversas ações com a finalidade de divulgar o PROEFE e o Programa Minas Legal na região.

As prefeituras municipais de Pedras de Maria da Cruz, Botumirim, Mato Verde, Santa Cruz de Salinas, Manga, Serro, Josenopólis, Monte Azul, Novorizonte, Cristália, Jaíba e Taiobeiras receberam a visita dos Chefes das Administrações Fazendárias (AF) para discutirem a respeito do Programa Minas Legal e do PROEFE - Programa de Educação Fiscal Estadual , do VAF,  da arrecadação do IPVA e TRLAV nos respectivos municípios.

As Administrações Fazendárias de Brasília de Minas, Janaúba e Várzea da Palma realizaram palestras em escolas da rede municipal e estadual de ensino. Ocorreram também blitzen educativas nos municípios de São Francisco e Pirapora. Em trabalho conjunto com a Delegacia Fiscal de Montes Claros, foram realizadas: palestra no 10º Batalhão de Polícia Militar, Oficina de Educação Fiscal junto aos jovens da Guarda Mirim e ainda foi concedida uma entrevista a TV Grande Minas, afiliada da Rede Globo.

A Administração Fazendária  de Taiobeiras marcou presença na IX Feira Regional do Alto Rio Pardo - FERARP, divulgando informações acerca do Programa Minas Legal, suas vertentes e o PROEFE.

O grande evento da regional, no entanto, ficou por conta da Administração Fazendária de Pirapora, que participou da capacitação dos professores da rede estadual de ensino entre os dias 25 a 28 de junho.  A capacitação contou com as presenças do Diretor de Gestão do Atendimento Público da Subsecretaria da Receita Estadual, Rogério Flávio Vieira Fonseca, do Assessor de Comunicação da SEF, Wagner Pinto Domingos, da Superintendente Regional da Fazenda Montes Claros, Shirley Rosane Oliveira e de autoridades das prefeituras dos municípios participantes. O evento mobilizou professores das redes municipais e estadual, servidores da Divisão de Educação Fiscal /DEF, da AF Pirapora, AF Várzea da Palma, AF Montes Claros e AF Janaúba.

Foram realizadas apresentações musicais da Orquestra Sinfônica de Pirapora e de músicas populares pela Família Felix. As palestras abrangeram temas diversificados sobre Educação Fiscal, Noções de Administração Pública, Ética e Cidadania, Relações de Consumo, Orçamento, Transparência, Direito Tributário e Transversalidade.

A iniciativa integra a vertente Conscientização do Programa Minas Legal, Cidadania Fiscal que tem como objetivo unir Governo e Sociedade numa ação em rede na proteção das receitas públicas.