logomarca

Educadores da Superintendência de Pirapora participam de capacitação em Educação Fiscal

Mon Jul 01 10:00:00 BRT 2013 - Fonte: Secretaria de Fazenda


Na última semana de junho, cerca de 200 educadores da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Pirapora participaram da primeira etapa de uma capacitação que pretende estimular a criação de ações pedagógicas voltadas para a Educação Fiscal no ambiente escolar.  O treinamento, composto de oficinas e palestras, contou com a atenta e entusiasmada atuação de professores das redes municipais e estadual.

 

Nas oficinas, os educadores discutiram temas, como “Economia Regional”, “Consumo”, “Patrimônio Público”, “Tributação”, “Transparência”, “Orçamento”, dentre outros. A partir delas,das oficinas, será criado o Caderno de Referência da Regional, documento que deverá conter propostas de ações a serem desenvolvidas em sala de aula.

        

“Após o encontro, teremos o desafio de sensibilizar a comunidade. Vamos ter um momento de discutir os temas e sugerir ações para serem desenvolvidas na sala de aula. A Superintendência é composta por nove municípios e o Caderno deverá atender às necessidades de todos eles”, afirma a Supervisora do Setor Pedagógico da SRE, Lilian Rodrigues Santos Viana.

O treinamento contará, ainda, com a oportunidade de realização de um curso a distância. “O trabalho começou com esse encontro, mas também vamos ter momentos de estudo on-line. Após essa etapa vamos nos encontrar novamente para fechar a construção e operacionalização do caderno”, conclui. A capacitação é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e a Secretaria de Estado de Fazenda.

Educação Fiscal

A iniciativa integra a vertente ‘Conscientização’ do Programa ‘Minas Legal, Cidadania Fiscal’, que tem como objetivo unir Governo e Sociedade, numa ação em rede, na proteção das receitas públicas. A pretensão é contar com professores capacitados em Educação Fiscal em todas as cidades de Minas, desenvolvimento de projetos e distribuição de material pelas escolas e bibliotecas.

Em 2012, o trabalho alcançou as Regionais de Ensino de Conselheiro Lafaiete, Ponte Nova, Pará de Minas e Divinópolis e, neste ano, Varginha, Governador Valadares, Unaí e Pirapora.

Conheça mais sobre o Programa Minas Legal e a Educação Fiscal no site www.minaslegal.mg.gov.br.

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FISCAL ESTADUAL – PROEFE
PROGRAMA MINAS LEGAL, CIDADANIA FISCAL